• Mercado

O guia definitivo para montar sua Assistência Técnica

08 Dez 2021

O guia definitivo para montar sua Assistência Técnica

 

Confira um passo a passo didático para você tirar seus planos do papel e montar sua assistência técnica de celulares.

 

É inegável a quantidade excessiva de aparelhos celulares existentes no mundo atualmente. Um número tão superior, que vai muito além das pessoas que habitam o nosso planeta. Esse fenômeno tem tido diversas consequências, tanto comportamentais e psíquicas, quanto no próprio mercado de eletrônicos. É nessa esfera que observamos a forte procura por assistências técnicas de celulares, afinal, problemas e defeitos fazem parte do dia a dia de todos que consomem a tecnologia, seja ela qual for. 

 Ao restringirmos esse universo apenas para os smartphones, é possível constatar a fragilidade de cada geração. Seja no sistema operacional ou na estrutura do aparelho, as danificações implicam, diretamente, na busca por profissionais e lojas qualificadas para realizar os reparos e consertos necessários, salvando, muitas vezes, a vida daquele celular.

E se você é um aspirante ao empreendedorismo, saiba que essa é a oportunidade para você, finalmente, dar o primeiro passo e tirar os planos do papel, transformando-os em um negócio rentável, que não necessita de um alto investimento de capital e ainda oferece retorno rápido e lucrativo. 

Ficou interessado, mas ainda está com a pulga atrás da orelha e não sabe por onde começar? A Galeria Pagé Brás te ajuda a decifrar esse caminho que até parece tortuoso, mas que, certamente, te proporcionará a tão sonhada estabilidade financeira. Confira abaixo, um passo a passo bem didático, para não errar na primeira curva e conseguir montar a sua Assistência Técnica sem fazer um estrago no seu bolso. Mas lembre-se, tudo depende de um bom gerenciamento, organização e qualidade no serviço oferecido.

 

Curso e Capacitação

Antes mesmo de pensar onde e o que você precisa comprar para iniciar sua jornada empreendedora no ramo da assistência, direcione o seu pensamento aos cursos técnicos de capacitação para se tornar um profissional qualificado da área. Em geral, esses cursos profissionalizantes têm curta duração e um investimento financeiro acessível. 

 

Espaço e Localização

Antes mesmo de escolher o local ou a sala em que você exercerá seu novo trabalho, tenha em mente duas coisas: é preciso uma boa iluminação e uma cadeira confortável, afinal, serão horas de reparo. Aliás, muitas pessoas optam por iniciar seu negócio em casa para evitar gastos fixos como aluguel e outras contas e essa é realmente uma dica muito útil para economizar dinheiro e treinar os serviços que serão oferecidos pela sua assistência. No entanto, passado esse período de adaptação e transição, é primordial escolher uma localização estratégica para instalar a sua loja. Dê preferência para lugares com alto fluxo de pessoas e pontos que façam parte de um centro já conhecido por consertos e comércio de eletrônicos. 

 

Insumos e fornecedores

Lembre-se, a credibilidade do serviço prestado está relacionada à qualidade das peças e insumos que você usar. Por essa razão, é de extrema importância que você encontre fornecedores já acostumados com esse mercado. Dessa forma você garante equipamentos e ferramentas por um ótimo custo-benefício, sendo possível criar o seu próprio estoque de peças ou trabalhar com encomendas. Cada um desses dois modelos possui suas vantagens e desvantagens, vale colocar na balança o que fará sentido para o seu negócio e para os seus clientes. E para começar com o pé direito, você precisará de: luvas ou manta anti-estática, estação de ar quente, kit de chaves de precisão, multímetro digital, pinças, álcool isopropílico, cuba ultrassônica, cola b7000, separadora de touch e telas frontais, prendedores de pressão para colagem de tela, fonte de bancada (5 amperes), estação de solda regulável, estanho 0.5mm e pasta de solda.

 

Documentação necessária

Abrir uma assistência técnica significa abrir um negócio e isso implica em questões empresariais, como a necessidade de ter um CNPJ, abrindo firma. Além disso, é preciso registrar-se na Secretaria da Fazenda e na prefeitura da sua respectiva cidade como um prestador de serviços – que se diferencia do simples comércio, sendo menor o valor do imposto de cada Nota Fiscal emitida. Após a emissão dos documentos citados, existem outras obrigações e sugestões que podem favorecer o andamento e gestão do seu negócio como: contratação de funcionários para lidar com as questões burocráticas, saber fazer uma ordem de serviço, organizar prazos de entrega e realizar a divulgação do seu negócio e serviços por meio de site e redes sociais.

Mantenha-se atualizado

Como o mercado de smartphones é cheio de atualizações e surpresas, tenha em mente que é necessário estar sempre antenado às últimas tendências. Por isso, procure fazer cursos de capacitação em diversas áreas da assistência, aprendendo sobre a manutenção de novos softwares, datarecovery, reparos em telas, games e Face ID, por exemplo. Todo conhecimento é válido em uma área que se atualiza constantemente. 

Gostou das dicas? Então aproveite para nos visitar e conhecer o nosso Centro de Capacitação e a Station Solution: o primeiro Polo de Assistência Técnica de Eletrônicos do Brasil, além de uma seleção de ótimos fornecedores de insumos para você iniciar a sua jornada empreendedora. 

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.

Aceitar e fechar
Posso ajudar?